Brahms Trio

brahms-trio-1

O Brahms Trio é uma formação de câmara, criada fruto da enorme simbiose artística entre os seus elementos. Com carreiras consolidadas, os seus membros são referências nacionais nos seus instrumentos.
Esta original proposta combina o elemento onírico da trompa com o virtuosismo irresistível do violino e a força plena do piano, para oferecer um programa recheado com alguns dos mais deliciosos momentos do repertório de música de câmara.

O trio é constituído por:

  • José Bernardo Silva (trompa)
  • Nuno Soares (violino) – Professor na Escola Profissional de Música de Espinho, na Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo – Porto.
  • Elsa Marques Silva (piano) – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo – Porto.

 

SUGESTÃO
PROGRAMA de CONCERTO
– WOLFGANG A. MOZART Trio para Piano, Violino e Trompa em Mib Maior,

K.V.407/386c (editado por Ernst Naumann)

– JOHANNES BRAHMS Trio para Piano, Violino e Trompa em Mib Maior, op. 40

“Mozart tinha uma predileção pelo seu amigo Leutgeb, um trompista de Salzburgo que abriu uma loja de queijos em Viena mas que manteve simultaneamente a sua carreira musical. Para além das inúmeras partidas que Mozart gostava de lhe pregar, dedicou-lhe quatro concertos para trompa e o não menos célebre Quinteto para trompa e cordas, uma obra de primeiríssimo plano para a trompa e que conhece uma versão para trio com piano. Sendo a trompa um instrumento de ar livre por excelência, foi nele que Brahms pensou quando viu o Sol brilhar por entre as árvores numa caminhada. Surgiu assim a inspiração para o primeiro tema de uma das grandes obras de música de câmara, única no seu género.”

 ************************************************************************************************************