Natural do Porto, cresceu na Trofa.
Iniciou os seus estudos em trompa na Artave, tendo estudado com Eddy Tauber, Bohdan Sebestik e Mirco Capra. Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Jonathan Luxton, estudou também na Hochschule für Musik em Hamburgo, com Ab Koster.
Frequentou aulas e masterclasses com Radovan Vlatkovic, Hermann Baumann, Javier Bonet, Bruno Schneider, Stefan Dohr, Froydis Ree Wekre, Philip Myers, Fergus McWilliam, Hervé Joulain, Will Sanders, Jasper de Waal, Zdenek Tylsar, entre outros.
Foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pelo IP de Lisboa e foi bolseiro da Fundação Gulbenkian.
É solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Como músico convidado apresentou-se com todas as principais orquestras portuguesas e com várias orquestras internacionais, destacando-se a Orquestra MusicAeterna (Rússia), Orquestra Filarmónica de Gran Canária, Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha e Orquestra Sinfónica da Galiza (Espanha).
É professor na Universidade de Aveiro, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE e na Escola Profissional de Música de Espinho.
Frequentemente orienta masterclasses em Portugal e no estrangeiro (Bélgica, Brasil, Espanha, Polónia e México).
É regularmente convidado para júri de concursos nacionais e internacionais.
Apresentou-se como solista, em recital, em música de câmara e em orquestra em vários países, tais como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Polónia, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Luxemburgo, República Checa, Rússia, Brasil e México.
Foi premiado com o 1º Prémio no Concurso Internacional Philip Farkas organizado pela Sociedade Internacional de Trompistas em Lahti, Finlândia, em 2002.
A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como músico de orquestra.
Tem mantido um relacionamento estreito com vários compositores no sentido de alargar o repertório original para o instrumento, tendo estreado inúmeras obras. Os compositores Anne Victorino d’ Almeida, Sérgio Azevedo, Telmo Marques, Luís Carvalho, João Carlos Alves, João Gaspar e Liduino Pitombeira dedicaram-lhe obras.
É membro fundador do quarteto Trompas Lusas. O agrupamento apresenta-se com frequência em concertos em Portugal e no estrangeiro.
É Vice-presidente da International Horn Society.
Bernardo Silva é artista Dürk-Horns e Romera Brass.
Bernardo Silva_biografia_PT_2021